Como aprender partitura: As notas na pauta

Como aprender partitura: As notas na pauta

Fala tecladista! Tudo bem?

Hoje vamos falar sobre mais um dos rudimentos da partitura, pauta e leitura musical. Se você está estudando teoria musical é importante que você conheça a pauta da partitura.

Se você segue o Aprenda Piano há algum tempo, já sabe que nem sempre usamos partitura para passar as matérias por aqui. Em nossos cursos e ebooks evitamos que o aluno dependa da leitura da partitura.

Mas em determinadas ocasiões, como em casos de exercícios, por exemplo, vai ser necessário o uso da pauta. O exercício Jazz Hanon #1 é um exemplo disso.

Então, sem mais delongas vamos aprender partitura.

A partitura

Imagine que você quer aprender um novo idioma.

Vamos pensar no Inglês, por exemplo. Se você realmente está sério em aprender Inglês vai querer conhecer a escrita do idioma. Você precisará conhecer as letras, o alfabeto, as palavras, as regras gramaticais e por aí vai.

É assim na música.

Existe a linguagem escrita, com todos os seus símbolos, sinais e regras. É na partitura que escrevemos harmonia, melodia e ritmo. É ali que representamos as notas musicais através de vários símbolos diferentes.

Veja um exemplo:

Então, é mais ou menos como aprender um novo idioma, uma nova linguagem.

A pauta da partitura

Se você já estudou o básico de teoria musical já deve ter ouvido falar sobre o termo pauta. A pauta é onde se escreve as notas musicais.

A pauta é formada por linhas e espaços, onde são posicionadas as notas musicais. Em cada linha e em cada espaço vai ser colocada uma nota e isso é o que diferenciará uma nota da outra. Portanto, cada linha e cada espaço é usado para identificar uma nota musical.

A princípio você consegue identificar 5 linhas na pauta. Mas conforme você avança nos seus estudos sobre teoria musical, você poderá encontrar linhas adicionais para identificar as notas mais graves e mais agudas.

Essas linhas são chamadas de linhas suplementares. Veja na imagem:

Uma observação: Não se preocupe em memorizar os termos técnicos agora. No momento é importante apenas que você conheça a posição das notas na pauta.

Com o tempo você vai assimilando os termos técnicos.

As notas musicais na pauta

Agora que já vimos a definição básica é hora de vermos as notas musicais na pauta. A princípio vamos começar da nota , que parte de uma linha suplementar inferior, e vamos até a nota , que ativa mais uma linha suplementar lá em cima.

Dê uma olhada:


As notas musicais estarão dispostas dessa forma na pauta, quando a referência for a clave de sol.
Se você desejar aprender sobre a clave de sol e outros assuntos da partitura, clique aqui.

Perceba que cada nota musical está posicionada sobre uma linha ou dentro de um espaço. E se você tiver que aprender algo novo seria isso: memorize cada nota em sua respectiva região na pauta.

Eu sei que no início você pode se confundir um pouco, mas é perfeitamente normal. É como se fosse aprender Inglês. No começo você tropeça nas palavras mas com o tempo você vence o desafio.

E é importante avisar isso: não é um bicho de sete cabeças. Não é nada que você não possa aprender se dedicar um pouco de esforço e tempo.

Outra coisa, não se preocupe em aprender a tocar partitura rápido no início. Vá praticando e evoluindo gradualmente.

Como aprender partitura: resumo

Eu espero que você tenha gostado dessa matéria. Se gostou deixe um comentário para mim no fim desse artigo.

Também recomendo fortemente que você estude o conteúdo do Método M30, que ensina você a tocar suas primeiras músicas no teclado ou piano em até 30 dias, saindo do absoluto zero.

E no mais, aqui vai um resumo do artigo:

  • Aprender partitura e leitura musical é como aprender um novo idioma.
  • É na pauta onde escrevemos as notas musicais.
  • A pauta contém 5 linhas. É nas suas linhas e espaços que as notas musicais são representadas.
  • Existem linhas auxiliares, além das linhas principais. Elas são chamadas de linhas suplementares.
  • Aprender partitura não é um bicho de sete cabeças. Hoje eu recomendo que você memorize apenas as notas musicais em cada linha e espaço (de dó a lá, como vimos na figura).

Por hoje é só.

Em breve teremos muitos novos conteúdos aqui no Aprenda Piano e em alguns deles vamos utilizar partitura. Espero que você esteja devidamente preparado. 😉

Deus te abençoe,
Ramon Tessmann

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Ramon Tessmann

Desde o início de sua trajetória, Ramon se mostrou inconformado com seu aprendizado musical. Começou sua carreira em 1991 e alcançou crescente notoriedade através de sua escola Aprenda Piano, que conta hoje com mais de 20 mil alunos em 17 países. Depois de longos anos, sua busca incessante originou um método de ensino musical de alto resultado que ele compartilha no treinamento Extraordinários.