Arranque o cadeado da boca: 7 passos para você vencer a timidez

JUNTE-SE A MILHARES DE PESSOAS

Receba devocionais de sabedoria direto em seu email. É 100% grátis!

Vencendo a timidez

“Socorro, Ramon! Fiquei sabendo que os tímidos não irão para o céu! A timidez leva a pessoa para o inferno?”

No meu Instagram, sempre recebo mensagens de pessoas preocupadas em vencer a timidez. Em alguns casos, a preocupação se dá porque é comum ouvirmos que os tímidos não irão para o céu, devido a algumas traduções da Bíblia.

Já de início, quero quebrar essa crença, pois nas melhores traduções o termo usado é “covardes”. Veja:

“Mas os covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos — o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte”.

Apocalipse 21:8

O termo “covarde” traduzido no texto bíblico não significa o mesmo que “tímido”. É claro que um alto nível de timidez pode levar você a ser tão covarde a ponto de você se envergonhar de Cristo e do Evangelho. Contudo, não é sobre esse nível de timidez que trato aqui.

Portanto, deixe esse medo de lado. É melhor focarmos em vencer a timidez, pois isso lhe ajudará em muitos aspectos da sua vida, incluindo cumprir mais facilmente o seu propósito de vida.

Antes de dar as dicas, preciso dizer que há uma porção de soluções para os mais variados tipos e níveis de timidez. Se você procurar livros, artigos e especialistas, encontrará muita informação de qualidade. Recomendo que você nunca pare de pesquisar.

Neste artigo, quero compartilhar algumas coisas que me ajudaram. Portanto, o que escrevo é fruto de minha experiência pessoal. Depois de muito ler sobre o assunto escolhi 7 dicas. Espero que sejam úteis para você!

Vamos lá:

#1 Aceite-se

O corpo não é composto de um só membro, mas de muitos.

1 Coríntios 12:14

Você precisa se aceitar. Deus não criou todas as pessoas iguais. Nem todo mundo é tímido, nem todo mundo é extrovertido. Deus criou cada pessoa de forma única, com dons e talentos diferentes.

Não se martirize por causa da timidez porque isso não lhe faz necessariamente alguém ruim. Não se sinta culpado porque você não é como fulano ou ciclano.

Aprenda a valorizar as qualidades que Deus lhe deu. Então, desencana!

#2 Enfrente o gigante

Teu servo toma conta das ovelhas de seu pai…

1 Samuel 17:34

Prepare-se para enfrentar o gigante. Antes de Davi matar Golias, ele passou por vários testes enquanto era pastor em defesa do rebanho. Davi foi desenvolvendo sua coragem gradualmente até vencer Golias. A lição aqui é: vença o gigante, mas, um passo por vez.

Vou dar um exemplo. Eu tinha medo de falar em público. Muita gente tem esse mesmo medo e pensa que isso vai se revolver magicamente de um dia para o outro. Não me entenda mal. Acredito em milagres, mas, normalmente Deus age em nossas vidas por processos.

No meu caso, me desafiei a começar falando para pequenos grupos de pessoas. Depois de um tempo, fui gradualmente aumentando a audiência e “pegando” confiança.

Ao aceitar desafios cada vez maiores me preparei para matar gigantes cada vez maiores. A lição aqui é: comece de passos bem pequenos e vá aceitando desafios cada vez maiores com o tempo.

#3 Comunique-se

Deixe a “caverna”!

Saia de casa e aproxime-se das pessoas. Saia da zona de conforto e “puxe” conversa com estranhos. Dê bom dia, pergunte o nome da pessoa e converse sobre assuntos aleatórios. Faça disso um novo hábito.

Eu sempre gostei de trabalhar sozinho no meu computador, mas, me forcei a sair para a rua, marcar reuniões, atender clientes, participar de certas atividades entre outras coisas. Tudo para praticar a minha comunicação enfrentando o mundo real.

Cedo ou tarde, a sua luta contra a timidez passará por enfrentar o mundo lá fora. Repito a dica #2: comece com pequenos passos.

#4 Procure ajuda profissional

Não continue a beber somente água; tome também um pouco de vinho, por causa do seu estômago e das suas frequentes enfermidades.

1 Timóteo 5:23

Deus pode usar especialistas para trazer cura. Acredito que a ciência, a medicina e todo conhecimento humano são dons que Deus deu de presente para a humanidade.

Quando você está com dor de dente, não procura um pastor ou padre para fazer uma oração. Você procura um dentista. A inteligência também é dom de Deus.

Se o seu caso de timidez é grave, não se prive de buscar ajuda técnica especializada (psicólogo, terapeuta, psicanalista entre outros). Existem muitas pessoas preparadas nessa área para lhe ajudar a romper seus limites. Se o caso for sério não negligencie ajuda profissional!

#5 Opinião alheia

Não se preocupe tanto com o que as pessoas pensam sobre você. Obviamente, você deve ser humilde para ouvir conselho e prezar pela sua reputação. Não é disso que estou falando!

Me refiro aqueles pensamentos paralisantes de que o mundo inteiro está de olho em você, julgando todas as suas atitudes. Evite pensamentos como:

  • “Se eu errar? O que vão pensar?”
  • “Se não gostarem de mim?”
  • “Será que vou eu gaguejar?”
  • “E se der um branco?”
  • “Já pensou se eu passo vergonha?”

Não consigo nem contar a quantidade de oportunidades que já perdi na vida por ter me deixado dominar por esses tipos de pensamentos. Seguramente, foram centenas de situações assim desde os tempos de escola.

Sabe o que descobri? Que as pessoas nunca foram tão preocupadas com minhas atitudes como eu costumava pensar. Se tratava de um medo irracional. Portanto, pare com essa insegurança de ficar tentando não errar na frente das pessoas porque, supostamente, elas estariam todas “girando suas vidas em torno da sua”. Não, elas não estão. Não é assim que o mundo funciona.

De novo, desencana!

#6 Não se leve tão a sério

Viva uma vida leve. Você não precisa provar nada para ninguém. Se você se sentiu frustrado em alguma situação, acredite: não é o fim do mundo! Permita-se rir de si mesmo. Não fique pensando que as coisas são maiores que realmente são. Não exagere as situações ruins. Simplesmente, leve a vida com bom humor!

Uma frase que guardo comigo quando vou palestrar: “Ramon, você não é o rei do mundo. Provavelmente, amanhã ninguém se lembrará dessa palestra ou do seu nervosismo. Relaxe e aproveite o momento!”

De fato, eu já participei de centenas de eventos e palestras. Possivelmente, já presenciei muitos palestrantes em alto estado de nervosismo, mas não consigo me lembrar de nenhum caso específico. Isso quer dizer que as pessoas estão interessadas no meu conteúdo e não na dor de barriga que me deu antes de subir ao palco.

Se você suar frio, gaguejar, esquecer alguma informação… acredite: as pessoas não se lembrarão!

#7 Ore

Então Jesus contou aos seus discípulos uma parábola, para mostrar-lhes que eles deviam orar sempre e nunca desanimar.

Lucas 18:1

Ore muito e busque cura na presença de Deus. Ore com insistência e não desanime. Este é o melhor conselho que posso lhe dar: Deus pode tratar sua timidez e lhe dar as melhores direções possíveis, incluindo proporcionar experiências para você crescer e se desenvolver, após ter orado.

Vá até Ele com sinceridade no coração, confiando na atuação do Espírito Santo em sua vida. Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Avançando para o Alvo,
Ramon Tessmann

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no print
Imprimir

DESCUBRA O QUE A BÍBLIA FALA SOBRE SEPARAÇÃO E DIVÓRCIO

Livro gratuito por tempo limitado. Aproveite e baixe agora!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo