Projetos levam concerto de piano a comunidades ribeirinhas

Projetos levam concerto de piano a comunidades ribeirinhas
12 comunidades ribeirinhas terão a oportunidade de desfrutar de um concerto de piano, entre outras atividades.
A iniciativa é fruto da união de dois projetos, “Cultura na Comunidade”, da Secretaria Municipal de Cultura de Santarém, e do Projeto “Floresta: um piano na Amazônia”.
Entre os principais objetivos da iniciativa lançada pelos dois projetos que se uniram, se destaca a intenção de trazer novas sensações, novas experiências e democratizar a cultura, assim aproximando a população da música erudita.
O lançamento da iniciativa ocorreu no último domingo (19), durante o pôr do sol, na praia em frente ao Centro Cultural João Fona e contou a com a presença do Quarteto de Cordas da Filarmônica de Santarém.
As atividades propostas pelos projetos iniciaram já no dia seguinte e só vão ter fim dia 02 de dezembro.
A pianista Carla Ruaro, além de ser a responsável pelo concerto, também será a responsável pelas oficinas que começam às 8h da manhã e se encerram com sua a apresentação.
Após o trabalho da pianista, as atividades seguem com atrações da comunidade e com um cinema na praia, promovido pelo esportista Danilo Perrotti, que encerra as atividades às 21h.
Para o concerto, a pianista fará dos cantos dos pássaros melodias no piano, resultado de uma pesquisa sobre a musicalidade da Amazônia.

“Os compositores extraíram os sons da floresta para recriar e transformar em música, me dando a oportunidade de poder reproduzir isso em meu instrumento.”

Além de levar a cultura aos que dificilmente tem acesso a ela, a pianista ainda irá “plantar uma semente” na cidade.

O piano será doado após o projeto para uma instituição com uma proposta cultural de relevância na região, então eu vou deixar em Santarém uma sementinha.

Pianista Carla Ruaro

A pianista responsável pelo concerto e oficinas, é Carla Ruaro, uma pianista que se dedica música contemporânea brasileira.
Atualmente a pianista está cursando doutorado na Universidade Nova de Lisboa, onde realiza sua pesquisa sobre a música da Amazônia, temática das suas apresentações.
Carla já é mestre em “Piano Performance”, pela Goldsmiths University, de Londres, e durante 6 anos fez parte do grupo de músicos da Live Music Now, realizando digressões, concertos e workshops, em países como, Inglaterra, Irlanda e Emirados Árabes Unidos.
Heitor Carvalho
Equipe Aprenda Piano

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Ramon Tessmann

Desde o início de sua trajetória, Ramon se mostrou inconformado com seu aprendizado musical. Começou sua carreira em 1991 e alcançou crescente notoriedade através de sua escola Aprenda Piano, que conta hoje com mais de 20 mil alunos em 17 países. Depois de longos anos, sua busca incessante originou um método de ensino musical de alto resultado que ele compartilha no treinamento Extraordinários.