“Ramon, como deixar o passado para trás?”
Recebi essa pergunta de um seguidor no Instagram e ele parecia preocupado. Mais do que isso, ele se sentia profundamente culpado por causa dos erros que havia cometido no passado.
Ele já tinha orado uma, duas, enfim, centenas de vezes. Contudo, não conseguia esquecer os problemas que havia deixado para trás, os mesmos que sempre voltavam para assombrá-lo.
Toda vez que ouço esse tipo de pergunta me lembro dos detectores de metais existentes nos aeroportos.
Todo mundo sabe que nos aeroportos existe uma área com o famoso detector de metais. Por medida de segurança, não é possível passar para o outro lado se você tiver no bolso chaves, celular ou moedas. Essa é uma informação conhecida das pessoas. Todo mundo sabe!
Apesar disso, muitas pessoas tentam “enganar” a aparelho e acabam ficando “travadas” na hora de passar. Uns tentam passar com moedas no bolso. Outros, escondem o relógio. Surpreendentemente, também existem os que tentam passar com facas e tesouras.
Não adianta, não funciona.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Infelizmente, é assim que muita gente leva sua vida, com os bolsos (e bolsas) cheios de coisas que não deveriam. Elas não conseguem avançar para o outro lado porque carregam um peso desnecessário do passado.
Não deixam para trás o que precisa ser deixado. Nunca conseguem se mover para frente porque o passado “os puxam” para trás, como um elástico amarrado na cintura.
“Mas, Ramon, o que significam essas coisas que carrego no bolso?”
Sinceramente, não sei. Pode ser um objeto que você precisa se desapegar, um relacionamento frustrado ou um trauma vivido. Pode ser uma sociedade que não deu certo, um amigo que lhe traiu ou um imóvel que você perdeu.
De fato, eu não sei sobre sua vida. Você sabe. Você sabe exatamente o que está lhe impedindo de avançar com sua vida e cumprir plenamente o seu propósito. Sua memória e suas cicatrizes não deixam você esquecer.
“Embora seu passado possa não ter culpa sua, o seu futuro é responsabilidade sua”.
Erwin MacManus
Não escrevi este artigo para resgatar más lembranças. Escrevi para trazer um alerta: quem fica preso ao passado compromete seu futuro!
Não conheci nenhuma pessoa que conseguiu avançar com sua vida carregando as pesadas cargas do passado. Não! Pessoas assim se arrastam e se cansam.
Para elas, o detector de metais está sempre “apitando”, ordenando que elas voltem para o fim da fila e esvaziem os bolsos. É um ciclo interminável.
Dê um basta nessa situação.
Esvazie os bolsos e olhe para frente, para o quanto você ainda tem para viver em Cristo. Se desvencilhe do passado, da culpa, das más lembranças e dos traumas. Deixe para trás o que se tornou irrelevante para viver o novo de Deus.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Aprenda com Paulo, quando ele diz:
“Uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que FICARAM PARA TRÁS e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, para ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus”.
Filipenses 3:13,14 (grifo meu)
Antes de finalizar, deixo 12 dicas para lhe ajudar a deixar o passado para trás com mais facilidade.
Vamos lá:
Finalizo com esta frase:
Não tenha vergonha de suas cicatrizes. Elas são suas marcas de honra, coragem e beleza.
Erwin MacManus
Gostou das dicas? Deixe um comentário e compartilhe com os amigos.
Avançando para o Alvo,
Ramon Tessmann
Como superar o fracasso Sou um mestre do fracasso. Sou um mestre em falir negócios…
Lembro de uma coisa que aprendi, antigamente quando viajava de avião eu ficava muito ansioso,…
Eu já perdi o controle emocional em várias situações da vida. Provavelmente, você também. Ninguém…
Os dois maus hábitos. Causa e efeito. Maus hábitos atraem más consequências. Não há como…
Elimine 10 Hábitos Ruins Eu queria ter tido acesso a um conteúdo sobre hábitos ruins…
As pessoas vão nos trair, nos ofender, nos abusar e por aí vai. Para você…
Deixe um comentário!