Quer dominar ritmos? Aprenda o que fazer!

dominar ritmos
Fala tecladista! Aqui é o Augusto Canarin, do Aprenda Piano, para mais um artigo relacionado a ritmos, mais precisamente sobre como dominar ritmos.
Na verdade, dominar ritmos específicos não é algo que você aprende lendo apenas um artigo ou aplicando em seus estudos alguma técnica mas sim é algo que você estuda ao longo do tempo, ouvindo músicas da mais variadas possíveis.
Mas antes de entrar no quesito de domínio dos ritmos, vamos entender um pouco melhor o que são ritmos. Vem comigo! 😀

RITMO

Ritmo de uma forma mais científica significa:

“Sucessão regular dos tempos fortes e fracos em uma frase musical. Indica o valor das notas, de acordo com a intensidade e o tempo.”

De uma forma mais objetiva, ritmo pode ser considerado como estilo musical.
Por exemplo, o samba e o rock, são dois estilos musicais completamente diferentes que possuem ritmos muito diferentes. O samba é um ritmo mais alegre, mais dançante. Já o rock, é um ritmo mais imponente, mais marcante.
Basicamente, é isso! Caso você queira se aprofundar mais sobre ritmos em si, acesse a página.

MENTALIDADE RÍTMICA

Vamos iniciar agora nosso processo para entender como dominar ritmos!
A primeira coisa que você deve mudar é a sua mentalidade musical. De uma forma mais fácil, a mentalidade musical é aquilo que você acredita como música boa, nesse caso o seu estilo musical preferido.
Para alguém que deseja dominar ritmos variados, não é permitido o preconceito com outros estilos musicais, quanto mais individualizar um único estilo.
Isso acontece e muito com todo mundo, principalmente com músicos.
“Ah, meu estilo é rock, então eu só vou tocar e ouvir rock pra sempre”… É ai que você está errado!
Um músico que preze pela boa música, deve no mínimo, ouvir 10 tipos de músicas diferentes.
Um músico precisa estar sempre atento com aquilo que está o auge, com o tipo de música que está fazendo sucesso e se adequar a ele.

Mas Augusto, você tá querendo dizer que eu que sou “rockeiro” devo ouvir e tocar samba, por exemplo?

É exatamente isso que eu to querendo dizer!
Você como músico e principalmente como um pianista, deve ser eclético, musicalmente falando. Pelo menos, ouvir um pouco de cada coisa, não necessariamente tocar o ritmo.
Dessa forma você estará sempre por dentro de cada assunto musical e se um dia precisar, você será aquele que todos confiarão para tocar qualquer tipo de música.

DOMINAR RITMOS: PRIMEIRO PASSOS

Agora entramos na parte mais importante a qual está relacionada com o tocar os ritmos.
A parte mais importante pois o objetivo desse artigo é lhe ensinar como dominar ritmos musicais variados para que você os toque sem nenhuma dificuldade.
Para um pagodeiro tocar um reggae por exemplo, é necessário que além de ele ouvir o estilo, praticar muito até pegar o compasso e a métrica da música.
O mais importante para tocar variados ritmos musicais é que você esteja familiarizado com cada um deles, de forma que o tipo de som, tanto em notas quanto em tempo (compasso), fluam de forma natural.
Então, após você mudar os conceitos na sua mente sobre ouvir todo tipo de música para ao menos estar por dentro de cada um deles.
Você precisa praticá-los como forma entretenimento, simplesmente para aprender a singularidade e os pontos mais importantes de cada estilo.
Você deve, como músico, estar sempre se renovando e renovando seus estilos, e aquilo que você ouve e estuda, para ser o mais completo possível.
Nós trabalhamos aqui no Aprenda Piano, que músico bom é um músico completo!

CONCLUINDO

Espero que você tenha entendido o que você precisa mudar na sua vida musical para desenvolver os mais variados ritmos e habilidades em relação a cada um deles.
Se você desejar uma forma mais prática e objetiva sobre ritmos e como domina-los, acesse:

Conheça também, nossos cursos e materiais educativos, e fique por dentro de todas as novidades.
Forte abraço e bons estudos!
Augusto Canarin

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Ramon Tessmann

Desde o início de sua trajetória, Ramon se mostrou inconformado com seu aprendizado musical. Começou sua carreira em 1991 e alcançou crescente notoriedade através de sua escola Aprenda Piano, que conta hoje com mais de 20 mil alunos em 17 países. Depois de longos anos, sua busca incessante originou um método de ensino musical de alto resultado que ele compartilha no treinamento Extraordinários.