Guia prático do piano brasileiro, por Léo Ferrarini

Guia prático do piano brasileiro, por Léo Ferrarini
O pianista Léo Ferrarini, natural de Caxias do Sul (Sul) mas morador de Sorocaba desde 2014, se prepara para o lançamento da sua obra, o Guia Prático do Piano Brasileiro.
A obra que tem previsão de lançamento para o dia 30 de novembro de 207, está sendo produzida com o apoio da Lei de Incentivo a Cultura de Sorocaba (Linc).
O Guia Prático do Piano Brasileiro é o resultado de uma pesquisa iniciada por Léo há pelo menos mais de cinco anos.
A intenção de Léo enquanto pesquisava, era encontrar material didático voltado ao ensino do piano, e percebendo sua escassez, deu início a produção do material focando em uma abordagem à música brasileira.
Questionado quanto a história do piano no Brasil e da própria música brasileira no instrumento, Ferrarini comenta:

“Há um verdadeiro deserto referente ao piano brasileiro”.

O livro traz as referências que deram base para o nascimento do piano brasileiro, então de certa forma envolve história mas também didática. Assim em uma mesma obra apresenta o piano brasileiro na teoria e na prática.

Guia prático do piano brasileiro – Volume 1 – Ernesto Nazareth

Com a pesquisa, Ferrari pode perceber que Ernesto Nazareth é a principal referência do piano brasileiro, por conta disso o seu livro carregará o nome do artista: Guia prático do piano brasileiro – Volume 1 – Ernesto Nazareth.
O autor já pensa nos próximos volumes da obra, que possivelmente terão edições com base em artistas como, Egberto Gismonti, Radamés Gnattali e Laércio de Freitas, esse último inclusive assina o prefácio desse primeiro volume.
Uma curiosidade quanto a obra, é que será disponibilizado um aplicativo gratuito do livro, para que o leitor possa ter acesso as gravações dos conteúdos que trazem acompanhamentos.
Aos interessados em adquirir o livro do pianista Léo Ferrarini, sugiro que acompanhem sua página no Facebook, onde em breve terá mais informações sobre a obra.
Heitor Carvalho
Equipe Aprenda Piano

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Ramon Tessmann

Desde o início de sua trajetória, Ramon se mostrou inconformado com seu aprendizado musical. Começou sua carreira em 1991 e alcançou crescente notoriedade através de sua escola Aprenda Piano, que conta hoje com mais de 20 mil alunos em 17 países. Depois de longos anos, sua busca incessante originou um método de ensino musical de alto resultado que ele compartilha no treinamento Extraordinários.