Música na Infância: Atividades com as crianças

 Música na Infância: Atividades com as crianças
Olá! Tudo bem com você? A música na infância é uma das armas mais poderosas e influentes na vida de uma criança, e o melhor de tudo isso é que ela pode ser inserida em forma de atividades divertidas.
Crianças precisam de diversão! Você concorda com isso?
Ter um universo lúdico e com atividades, ajuda no desenvolvimento educacional e psicológico dos pequenos.
Os momentos de recreação tem um papel fundamental no processo de aprendizagem das crianças, eles servem como suporte e auxiliam no evolução motora, cognitiva, social e afetiva de cada um.
São nas horas descontraídas que as crianças conseguem expressar melhor seus sentimentos e, por consequência, desenvolvem autonomia e segurança, ao usar sua criatividade e fantasia.
Então, se envolver seus filhos num universo de diversão é tão importante para a infância deles, que tal colocar música neste contexto?
O poder da música, utilizado com a leveza dos jogos infantis, vai expandir o mundo das crianças e trazer novas nuances para suas rotinas. Afinal, nós já sabemos que a música é capaz de acalmar, divertir e, principalmente, educar.
Como já vimos em um dos nossos artigos:

“Existe uma forte relação entre a música e o aprendizado, pois as duas habilidades se localizam na mesma área cerebral.”  Leia mais aqui

Além disso, “Estudos científicos comprovaram que o cérebro não dispõe de um “centro musical”, mas coloca em atividade uma ampla gama de áreas para interpretar as diferentes alturas, timbres, ritmos e realizar a decodificação métrica, melódico-harmônica e modulação do sistema de prazer e recompensa envolvido na experiência musical”.
Ou seja, diversão e música, andam juntas e são perfeitas para a vida das crianças!

Seu filho vai aprender música! – O Guia Infalível.

Baixe gratuitamente, clicando aqui!

Como inserir a música na infância das crianças?

música na infância das crianças
Para dar início nesse processo de musicalização do seu lar e dos seus filhos, é ideal começar realizando o primeiro contato, ainda nos primeiros meses do bebê, com atividades rítmicas que exijam movimentos do corpo.
Estimular palmas e pés a mexerem no ritmo dos sons escolhidos é uma maneira perfeita de incentivar o pequeno a relaxar o corpo.
Muitas escolas e metodologias de ensino colocam essa estratégia musical para ensinar os pequenos, como por exemplo o ensino de outros idiomas.
A música na infância das crianças, está presente nas atividades educativas mais simples.
Quantas milhões de crianças no Brasil já decoraram o alfabeto em inglês através de uma simples música? É sucesso garantido!
Você pode também montar playlists que sejam próprias para o mundo das crianças, fabricar instrumentos caseiros e utilizar outros prontos.
O que importa é de fato fazer com que seus filhos assimilem a música como parte da diversão familiar.

Atividades para fazer em família

atividades para fazer em família
Inserir o universo musical na vida do seu filho pode parecer algo meio complicado mas na verdade é mais simples do você imagina.
Abaixo listamos algumas atividades super comuns para crianças, as quais você pode executar agora mesmo se quiser.
Além disso, você vai estar ao mesmo tempo educando e trazendo diversão para a vida do seu filho e de toda sua família.
Vamos juntos então conhecer algumas atividades que mostram o poder da música na infância.

Dança da cadeira

dança da cadeira
Esta já é bastante conhecida, e é sempre muito divertida!
Disponha as cadeiras em círculo, sendo que o número de assentos deve ser inferior ao número de participantes.
Coloque uma música para tocar. Enquanto a música toca, todos os jogadores dançam em volta das cadeiras.
Quando a música parar, cada um deve tentar ocupar um lugar. A criança que não conseguir sentar em uma das cadeiras, sai do jogo levando consigo mais uma cadeira.
O vencedor será aquele que conseguir sentar na última cadeira.

Adivinhe pela melodia

adivinhe a melodia
Essa brincandeira funciona muito bem em viagens!
Por exemplo: você pode assobiar ou solfejar um som conhecido das crianças e pedir que adivinhem. Quem conseguir acertar a música, assobia a próxima música para seguir com o jogo.
Essa é uma das brincadeiras mais legais de inserir música na infância das crianças.

Ache a música

descubra a música
Que tal reunir a família na sala e brincar com música? Prepare uma lousa ou folhas grandes de papel e canetas coloridas. Escreva canções conhecidas em pequenos bilhetes e sorteie entre os participantes.
Cada um irá desenhar sua canção e os demais precisam adivinhar o nome da música ou nome do artista.
Por exemplo, caso sua música seja “a árvore da montanha”, você vai desenhar algo que represente o título da canção e quem conseguir adivinhar, ganha o ponto da rodada.

Continue a música

continue a letra da música
Coloque uma música que vocês gostam para tocar. Prestem atenção em todos os instrumentos usados e tentem reproduzir o som de cada um deles. Depois desse aquecimento, é hora de fazer pra valer!
Coloque a música e cada um escolhe um instrumento para reproduzir, depois pause e todos devem continuar tocando no ritmo.
O legal da brincadeira não está em acertar de primeira, mas sim prestar atenção nos ritmos, arranjos e tentar fazer igual ou pelo menos, parecido.

Orquestra de panelas

orquestra de panelas: brincadeira musical
Essa brincadeira é super barulhenta, mas, se bem organizada pode funcionar!
Separe os “instrumentos” que você tem na cozinha (baldes, potes, colheres, chocalhos de feijão…) e organize uma pequena banda.
O segredo aqui é reger esta pequena bagunça. Você pode utilizar as mãos para determinar a dinâmica musical.
As mãos para cima pedem mais volume, para baixo, mais suavidade.
Além disso, você deve marcar o ritmo com palmas ou colocar um som ao fundo, para que eles acompanhem.
O “maestro” pode ser uma criança por vez.

Estátua viva

estátua viva
Esta brincadeira consiste em colocar um som e pedir que as crianças dancem. Outro clichê de muitas infâncias!
Quando a música for pausada, os pequenos param de se mexer, e ficam em forma de estátuas.
Você pode utilizar uma pena e fazer cócegas no nariz, para tentar que eles se movimentem, quem segurar o riso e permanecer paralisado, ganha!

Karaokê

brincar de karaokê
Um cabo de vassoura pode virar um microfone a qualquer momento!
Improvise cortinas para as apresentações e busque online vídeos de karaokê, em canais do YouTube.
Escolha músicas bacanas e defina um juiz que irá entregar o troféu para o melhor cantor. Vale usar a criatividade para as apresentações!
Crie fantasias, instrumentos e, claro, não deixe de filmar esse momento. Vocês vão adorar poder relembrar e rir disso em alguns anos.

Seu Filho Tocando Piano em 30 Dias? Descubra Como…

Clique aqui e acesse o conteúdo!

Coloque o Piano na vida do seu filho!

piano na vida do seu filho
Essas são algumas dicas de atividades que separamos, porém, você pode criar suas próprias maneiras de colocar música na vida dos pequenos.
Danças, desenhos, músicas para a hora da soneca… existe uma infinidade de maneiras de desenvolver o talento musical familiar.
Mas, uma das mais poderosas com certeza, é o estudo de um instrumento. E o Piano, é um lindo instrumento para se aprender e o melhor para iniciar.
Claro que o estudo do piano, aquele tradicional e bastante formal, merece respeito. Porém, se tratando de uma criança é preciso que a aula seja voltada e focada na maneira dela.
Nessa idade, os pequenos precisam explorar os próprios limites e habilidades, para que realmente se interessem pelo tema. Então, ao estudar piano, a aula precisa ser leve, dinâmica e de maneira alguma, deve ignorar e prejudicar a espontaneidade infantil.
Existem muitas técnicas e formas educativas de ensinar piano, criando boas experiências para as crianças. Afinal, se as horas de estudo não forem divertidas, o aluno não sentirá prazer em dar continuidade no aprendizado.
Portanto, escolha um bom curso, que valorize a alegria e a curiosidade dos seus filhos, que incentive a aprender e transforme o piano num grande amigo da infância!
Tenha certeza que você irão se apaixonar, desde as primeiras notas musicais até as primeiras músicas!

Música na infância: concluindo

música na infância
Através de todas essas atividades conseguimos então entender a importância e o poder da música na infância.
Quanto mais seu filho for exposto a música, mais ele vai se apaixonar por esse universo e se encantar com as possibilidades.
Se você quiser entender mais sobre isso e saber como tornar a música presente na vida do seu filho e da sua casa, clique aqui e veja o que preparamos especialmente para você.
Com isso então, encerramos o nosso artigo de hoje!
Um forte abraço e até a próxima,
Equipe Aprenda Piano

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Ramon Tessmann

Desde o início de sua trajetória, Ramon se mostrou inconformado com seu aprendizado musical. Começou sua carreira em 1991 e alcançou crescente notoriedade através de sua escola Aprenda Piano, que conta hoje com mais de 20 mil alunos em 17 países. Depois de longos anos, sua busca incessante originou um método de ensino musical de alto resultado que ele compartilha no treinamento Extraordinários.