Pensamentos negativos matam.
Não foi à-toa que John Bunyan, do best-seller O Peregrino, alertou:
Embora a consciência desses homens tenha despertado, seus pensamentos não mudaram.
John Bunyan (grifo meu)
Pensamentos negativos, pessimistas ou errados produzem efeitos ruins na sua vida. É inevitável.
Pense comigo: antes de cada ação prática você tem um pensamento. As decisões mais inteligentes e mais tolas da sua vida, antes de cada uma delas você teve um pensamento (mesmo que em uma fração de segundos).
Em certo aspecto, sua vida é resultado dos pensamentos que você “pegou”. Os pensamentos que você alimenta determinam muitas coisas na sua vida, seja para o bem, seja para o mal.
É por isso que pensamentos negativos matam. Eles podem destruir sonhos, projetos, relacionamentos, sua saúde entre outros.
Responda com sinceridade:
Todos nós já caímos na armadilha dos maus pensamentos, sejam eles desejos ruins ou pessimismo exagerado.
Na Bíblia, temos um exemplo muito curioso sobre isso:
Certamente, você já ouviu falar da história de Josué e Calebe. Em Números 13, é relatado que Moisés envia espias para averiguarem a terra antes que eles entrassem nela. Entre eles estavam Josué e Calebe.
Quando eles voltaram, trouxeram relatórios sobre o que viram. Perceba a diferença entre os relatórios:
Então Calebe fez o povo calar-se perante Moisés e disse: “Subamos e tomemos posse da terra. É certo que venceremos! Mas os homens que tinham ido com ele disseram: “Não podemos atacar aquele povo; é mais forte do que nós“.
Números 13:30,31 (grifo meu)
Que interessante: Josué e Calebe defendem a ideia do povo entrar na Terra Prometida, uma vez que era promessa de Deus e que Deus estava com eles.
Contudo, os outros espias trouxeram um relatório diferente: “[…] eles são mais fortes do que nós!”
Que contraste!
Os espias pessimistas e incrédulos não foram derrotados por gigantes. Eles nem sequer lutaram!
Eles foram derrotados por um pensamento negativo!
O fato de que havia gigantes na terra trouxe tanto pessimismo que eles não conseguiam mais lembrar de Deus e de suas promessas.
O povo não foi derrotado por gigantes, mas por um pensamento negativo. Se o inimigo não pode lhe destruir, ele ataca a sua fé!
Quando encontro pessoas muito preocupadas com o Diabo, que vivem com um medo constante, sempre aconselho: cuidado com seus pensamentos!
Não se preocupe com o Diabo e com seus ataques. Se preocupe com os pensamentos que você “pega”.
Antes de avançarmos uma observação:
Quando uso o termo “negativo” neste artigo, me refiro à negatividade e pessimismo, mas, em alguns casos, vou simplesmente remeter a uma ideia ou desejo errado que pode levar a uma decisão ruim (e até ao pecado). Portanto, pensamentos negativos podem remeter tanto a pensamentos excessivamente pessimistas como a desejos incorretos e impuros.
Dito isso, continue lendo o artigo para:
Vamos começar?
Pensamentos negativos são automáticos.
Você não precisa forçar a mente para tê-los. Eles simplesmente aparecem na sua cabeça.
Quando comecei este blog, pensamentos assim me atacaram:
O mesmo aconteceu quando comecei a ministrar as lives #AulasDoRamon toda quinta-feira no YouTube:
Preste atenção: é inevitável que pensamentos ruins apareçam de vez em quando.
Erwin MacManus, em seu livro O Caminho do Guerreiro, diz que pesquisadores estimam que até 80% de nossas pensamentos são negativos.
Uau! Nunca pensei que fossem tantos assim.
Isso quer dizer que todas as pessoas são atacadas ferozmente por pensamentos negativos e em casos extremados vira uma batalha mental e espiritual diária.
“Mas, Ramon… por quê as pessoas têm pensamentos assim?”
O Senhor viu que a maldade das pessoas havia se multiplicado na terra e que todo desígnio do coração delas era continuamente mau.
Gênesis 6:5
Do ponto de vista teológico, o pecado original afetou o homem em sua totalidade. Tudo ficou contaminado: emoções, vontade e também, a mente. Portanto, o homem pecador pende continuamente para os maus desejos e maus pensamentos.
Do ponto de vista da psicologia, as pessoas excessivamente pessimistas podem ter tido uma infância dura, de muitas críticas e pouco reconhecimento dos seus acertos.
Por outro lado, o exagero no cuidado de um filho pode desencadear a mentalidade de que tudo lá fora é ruim e que vai necessariamente dar errado. O único lugar seguro é “o colo da mamãe”.
Experiências ruins contribuem para os pensamentos negativos.
Uma má experiência no trabalho, na igreja ou na escola, por exemplo, pode marcar a vida da pessoa para sempre, mantendo-a constantemente presa a crenças incorretas sobre todas as empresas, igrejas ou escolas, como se todas elas fossem todas iguais.
Uma pessoa que enfrentou o fracasso várias vezes pode pensar não é capaz de nada, que “nasceu para o fracasso” e que nunca vai dar certo em nenhum projeto.
Quais as consequências de você dar vazão a tais pensamentos?
Dê atenção aos teus pensamentos; eles se tornarão palavras. Dê atenção às tuas palavras; elas se tornarão atos. Dê atenção aos teus atos; eles se tornarão hábitos. Dê atenção aos teus hábitos; eles se tornarão caráter. Dê atenção ao teu caráter; ele se tornará destino.
Talmude
Lá no meu Instagram as pessoas frequentemente me perguntam:
Em primeiro lugar, é consenso que pensamentos negativos têm sim relação com ansiedade, estresse, medos, insegurança entre outros (eles podem ser causas, mas também efeitos, constituindo uma espiral de negatividade).
Um pensamento pessimista pode fazer você tomar uma decisão errada, o que pode trazer outros pensamentos negativos e o ciclo continua.
É o ciclo de negatividade!
Recentemente, li que especialistas realizaram uma pesquisa com pessoas de oito a dezoito anos e concluíram que a negatividade é uma das causas mais fortes da ansiedade (me perdoe por não ter o link de referência). Pensamentos negativos também podem levar à depressão.
De fato, você e eu sabemos como o pessimismo pode “sugar” toda a energia, podendo acabar com o dia e a produtividade de uma pessoa. Basta “pegar” e alimentar um pensamento errado.
O Instituto de Psiquiatria, Psicologia e Neurociência do King’s College London já demonstrou que o PNR (pensamento negativo repetitivo) pode levar ao Alzheimer, consumindo os recursos finitos do cérebro.
Além de tudo isso, pensamentos negativos podem prejudicar seu relacionamento com as pessoas. Uma pessoa excessivamente pessimista é mal vista pelos conhecidos, considerada como uma “má amizade”.
Isso pode levar a pessoa a ser ainda mais pessimista, fazendo-a pensar que ninguém gosta dela e que nasceu para viver isolada mesmo.
Ademais, dar vazão a um desejo incorreto pode ter consequências trágicas na sua vida.
Um exemplo que me chama a atenção na Bíblia é o caso de Ananias e Safira, que deixaram Satanás encher o coração e acabaram morrendo:
Então Pedro disse: — Ananias, por que você permitiu que Satanás enchesse o seu coração, para que você mentisse ao Espírito Santo, retendo parte do valor do campo?
Atos 5:3 (Grifo meu)
Pensamentos incorretos podem levar uma pessoa a ter a sua vida destruída. Eu poderia ficar horas contando experiências próprias e de terceiros a respeito disso, mas precisamos avançar.
Agora que já sabemos tudo isso sobre os pensamentos negativos, vou compartilhar 12 estratégias para você vencê-los.
Papel e caneta na mão!
Portanto, eles se assemelham ao criminoso diante do juiz: treme, agita-se e parece arrepender-se muito sinceramente, mas a razão de tudo é o medo da força, e não a aversão ao crime. Isso se torna evidente, pois basta dar ao homem a liberdade que ele logo volta a roubar, perseverando no crime. Porém, se sua mente se transforma, ele passa a agir de outro modo.
John Bunyan (Grifo meu)
Concordo com a ideia de Bunyan:
Uma mente transformada transforma também as ações.
Se você sofre com pensamentos negativos, se é dominado por eles, quero compartilhar alguns conselhos interessantes que funcionaram para mim e para outras pessoas.
Se você não tiver a mentalidade transformada, tudo continuará do jeito que está e as consequências podem ser ruins. Sei que você quer mudar.
Para isso siga as instruções:
Você não pode corrigir aquilo que não sabe que precisa corrigir.
A primeira estratégia que apliquei para vencer os pensamentos negativos foi tomar consciência deles no dia a dia.
Liguei meu “radar de pensamentos negativos” por alguns dias e passei a identificar os momentos em que eles apareciam.
Também identifiquei os medos associados aos pensamentos negativos: quais são meus medos? Quais são as causas desses medos? Quais medos causam tais pensamentos?
A mente transforma medos em pensamentos catastróficos. Se você estiver com o “radar ligado” vai perceber quando pequenos medos podem estar se transformando em pensamentos catastróficos. Será mais fácil “matar” tais pensamentos na raiz.
Por alguns dias, fique alerta sempre se perguntando:
Crie o hábito de atacar seus pensamentos, questionando-os. Ponha-os contra a parede:
Ataque os pensamentos negativos sem dó. Não deixe ficar no piloto automático. Se isso acontecer, você será dominado.
Ligue seu radar. Esteja sempre alerta e ataque os pensamentos negativos com toda a sua força.
Uma coisa que vai funcionar muito bem para algumas pessoas é ter um caderno para anotar os pensamentos errados.
É muito fácil se esquecer da quantidade de pensamentos ruins que temos ao longo do dia. Escrever sobre eles vai fazer isso ficar mais presente para você:
A cada pensamento negativo que você anotar, pare por alguns minutos e reflita seriamente:
Por um tempo, algumas pessoas precisarão manter esse caderno atualizado até que o radar esteja bem treinado para identificar e matar rapidamente os pensamentos negativos.
Uma coisa interessante que você vai perceber é que depois de vencer alguns pensamentos e voltar às anotações antigas, perceberá como tais pensamentos eram bobos e sem sentido.
Experimente.
Por falar em pensamentos bobos, o vício do “E SE” está no topo da lista dos pensamentos mais sem sentido que existem.
É sofrer antecipadamente por algo que não aconteceu e que muito provavelmente nunca acontecerá.
Certa vez, minha esposa demorou para chegar em casa. Ela havia saído de carro no início da tarde e por volta das 22 horas ainda não tinha chegado em casa.
Infelizmente, “peguei” vários pensamentos errados e sofri muito. Caí no vício do “E SE”:
Não sei se você já passou por isso, de mandar um WhatsApp para uma pessoa e a resposta não chega. O que você pensa?
Na maioria das vezes em que situações assim aconteceram comigo, a pessoa simplesmente não tinha visto minha mensagem por algum motivo (falta de bateria, compromissos ou esqueceu o celular em algum lugar). Não era nada do que eu tinha pensado.
Quanto a minha esposa, ela chegou em casa bem. Simplesmente, ela estava na igreja ajudando algumas pessoas e eu tinha esquecido disso.
O fato é que tendemos a concluir cenários trágicos e sofremos com isso antecipadamente, quando, na maioria das vezes, eles não fazem sentido algum.
Obviamente, não se trata de negar a realidade. Coisas ruins podem acontecer e acontecem. Quanto a isso, devemos tomar precauções.
Contudo, o vício do “E SE” realmente faz você sofrer muitas coisas que não precisava. Liberte-se disso!
Como diz o ditado: se ainda lhe afeta não é passado.
Você precisa aprender a deixar o passado no passado! Aceite que há situações que você não pode mudar.
Várias filmes de ficção científica já abordaram narrativas em que pessoas voltam ao passado para corrigir algum erro ou impedir que algo catastrófico aconteça no futuro.
Você e eu sabemos que na prática isso não existe.
O que já aconteceu ficou no passado e não pode ser alterado. Portanto, ficar relembrando situações negativas que passaram como se estivesse tentando corrigi-las é perda de tempo.
Você fica num redemoinho de pensamentos obscuros que traz ainda mais sensações ruins:
Aprenda a identifique esses pensamentos que remetem negativamente ao passado e bloqueie-os rapidamente. Às vezes, é difícil impedir que eles apareçam, mas você pode decidir não alimentá-los assim que toma consciência deles.
Se você desejar, leia um artigo que escrevi aqui no site sobre como deixar o passado para trás. Recomendo fortemente a leitura.
Vocês, na verdade, planejaram o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como estão vendo agora, que se conserve a vida de muita gente.
Gênesis 50:20 (Grifo meu)
Uma lição aprendi com os acontecimentos ruins da vida: quem aprende a se conformar rápido sofre menos.
Recentemente, há alguns anos caí num golpe de uma pessoa que roubou boa parte da nossa poupança. Era uma oportunidade de investimento em imóveis que se transformou em uma armadilha para muitas pessoas. Longa história.
Até hoje lembro com pesar dessa situação, mas na época minha mente já estava forte o suficiente para bloquear a maior parte dos pensamentos negativos e assim pude seguir com a vida.
Eu me conformei rápido e redirecionei minhas energias para continuar trabalhando a recuperar o prejuízo com o tempo.
Por mais difícil que fosse, tentei olhar a situação pelo lado positivo: “Essa foi o curso mais caro que paguei, mas aprendi a lição”.
É possível treinar a mente para que você se torne mais resiliente contra situações ruins e enxergue o que há de positivo. Dessa forma, você enxerga a vida de uma maneira mais saudável.
Por exemplo:
Se uma situação não pode ser mudada, sua forma de encará-la sim. Conforme-se rápido e avance!
[…] se um dos seus olhos leva você a tropeçar, arranque-o e jogue fora […]
Mateus 18:9 (Grifo meu)
Acho muito interessante como funcionam as doenças contagiosas. Para você pegar uma doença contagiosa deve chegar perto o suficiente. Não é isso o que a recente pandemia nos ensinou?
Você “pega” aquilo que você chega perto!
Em certo aspecto, é assim que você pode estar “pegando” os pensamentos que não deveria. Certas pessoas e situações podem ser uma fonte de pensamentos negativos e incorretos para você.
Identifique-os e tome uma decisão com relação a elas.
Obviamente, pessoas negativas precisam sim ser ajudadas. Faz parte da nossa missão como cristãos leva-las a ter a mentalidade transformada.
Contudo, isso não significa que devemos dar margem para pensamentos errados, que podem inclusive levar você a tomar decisões erradas.
Evite situações que influenciam você a ter pensamentos negativos. Por exemplo:
Se você vive com pensamentos negativos, analise as pessoas e situações que você precisa “cortar” da sua vida. Talvez, você esteja sendo contagiado por elas.
Ademais, cerque-se de bons conselheiros, de bons amigos e de pessoas que desafiam você a ser melhor a cada dia.
Estar envolvido com eles tornam você mais forte contra os pensamentos errados.
[…] e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo.
2 Coríntios 10:5
Não fuja da responsabilidade.
Você é quem dá permissão para pensamentos negativos. Como tenho falado ao longo do artigo, é praticamente impossível impedir que maus pensamentos ou maus desejos apareçam, mas você é quem decide “pegá-los”.
Se você ficar terceirizando a culpa, dificilmente conseguirá vencer os pensamentos negativos. Se tudo o que você pensa e alimenta for culpa dos outros, então você está fechado em uma prisão que está impedindo a própria cura.
Um homem casado pode ter desejos por outras mulheres. Pensamentos ruins podem vir à sua mente. Contudo, ele pode escolher “pegar” ou rejeitar tais tentações. Ele pode rejeitar os desejos impuros ou alimentá-los fantasiando tanto que alguma ação prática será inevitável.
Nós não somos vítimas. Nós escolhemos.
O pensamento mau, o pessimismo, a negatividade, tudo isso pode “cair de para-quedas” em sua mente, mas você decide se vai “pegá-los” ou não.
Cansaço, depressão, incredulidade, inferioridade… muitas vezes, são sentimentos que se originaram de pensamentos errados que você “pegou”.
Não se vitimize.
Tenha consciência. Se arrependa. Peça perdão a Deus. Siga com a vida, com o “radar ligado”.
Um pensamento desencorajador pode manter você longe de coisas importantes.
Troque cada pensamento ruim por um bom pensamento. Faça disso seu estilo de vida.
Alimente a esperança em vez do desespero:
Quero deixar claro que não se trata de pensamento positivo barato ou de negar a realidade dos fatos. Sou muito cético quanto a tais movimentos e pseudociências.
A lição aqui é não dar muita chance para um pensamento errado dominar sua mente. Se você deixar, tais pensamentos dominarão você!
Frequentemente, é bom você tirar um tempo para “esfriar a cabeça”. Sair da rotina é uma excelente estratégia para aqueles momentos em que você está tomado por pensamentos negativos.
Provavelmente, você já ouviu alguém dizendo: “Fulano, saia um pouco de casa para distrair um pouco a mente”.
Essa é exatamente a ideia.
Um dos grandes inimigos na negatividade é a prática de atividades saudáveis e de relaxamento mental. O que para uns pode ser um devocional diário, para outros pode ser um tempo de meditação, uma atividade física, um passeio no parque ou um bom filme com os amigos.
Como sempre deixo claro, gosto de compartilhar com as pessoas coisas que apliquei em minha vida porque assim posso falar com mais propriedade. Desde que passei a não “falhar” mais em meu devocional diário, passei a “ficar mais forte” contra pensamentos ruins.
Funcionou comigo.
Anote aí: uma vida equilibrada vai ajudar você a ter uma mente mais afiada para enfrentar até mesmo os pensamentos negativos mais desafiadores.
Pensamentos suicidas são um exemplo terrível de um pensamento negativo.
Senti de tocar neste assunto aqui.
Não sei se é o seu caso, mas se não for, talvez você possa compartilhar este artigo com alguém que tenha pensamentos suicidas.
Pensamentos assim podem surgir em momentos de desesperança e de grande tristeza.
Felizmente, é possível combatê-los e exemplos positivos estão aí para provar que é possível vencer esse problema.
Os primeiros passos são: [1] Aceitar que há um problema e [2] aceitar que há soluções.
Se é o seu caso, recomendo fortemente que você procure ajuda:
Não negligencie ajuda, combinado?
Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.
Mateus 6:6
Independente das atividades que você pratica para “aliviar a mente”, a prática da oração está acima de todas elas. Não se trata apenas de uma atividade mental, mas espiritual.
Não há nada que se compare a uma boa conversa com Deus. Nada.
Quando olho para trás, lembro que em todas as vezes que era tomado por pensamentos negativos, isso ocorria quando negligenciava meu tempo de oração e reflexão na Palavra de Deus.
Minha recomendação:
Escolha um horário do dia, um local calmo, defina um livro da Bíblia e comece. Por exemplo: meu devocional normalmente é às 7 da manhã, no meu escritório, onde leio um ou dois capítulos da Bíblia, medito neles por alguns minutos, faço algumas anotações e tiro um tempo para orar. Simples assim, não tem segredo.
Simplesmente faça!
Se você quer saber mais sobre isso, leia o artigo Como ler a Bíblia.
Para aprender a ler mais rápido, clique aqui.
Não dá para matar um elefante com uma espingarda de chumbinho. Não que você queira matar um elefante, isso é só uma ilustração.
Todos somos atacados por pensamentos negativos, mas em alguns casos isso pode ultrapassar os limites da normalidade.
Não sei se você já passou por isso, de entrar em estado de depressão ou síndrome do pânico, por exemplo. São casos graves que requerem medidas sérias.
Se for o seu caso, ou o caso de alguém que você conhece, procure urgentemente ajuda especializada. Os casos mais graves não vão ser resolvidos com estratégias e técnicas simples, que você aplica sozinho.
Problemas grandes precisam ser atacados de forma séria e responsável.
Procure pesquisar sobre os melhores profissionais em sua cidade e marque uma consulta.
Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o pensamento de vocês.
Filipenses 4:8 (Grifo meu)
Quando você está em meio a uma batalha mental, e até espiritual, normalmente você tem três saídas possíveis, mas apenas uma será o caminho certo.
Preste atenção:
Que o Senhor lhe ajude a tomar esse caminho!
Antes de finalizar, eu gostaria de convidar você para assistir minha Super Live sobre o tema. Basta entrar aqui para pegar o link da transmissão.
Também recomendo a leitura do artigo Controle Emocional: 12 Dicas Fáceis Para Você Controlar Suas Emoções, que vai ajudar você a lidar melhor com as emoções.
Agora, vamos ao resumo objetivo dos principais pontos do artigo:
Espero que você tenha gostado do conteúdo. Se gostou, me siga no Instagram e no YouTube, porque lá publico dicas diárias sobre o tema.
Que Deus lhe abençoe e #BoraCrescer!
Ramon Tessmann
Como superar o fracasso Sou um mestre do fracasso. Sou um mestre em falir negócios…
Lembro de uma coisa que aprendi, antigamente quando viajava de avião eu ficava muito ansioso,…
Eu já perdi o controle emocional em várias situações da vida. Provavelmente, você também. Ninguém…
Os dois maus hábitos. Causa e efeito. Maus hábitos atraem más consequências. Não há como…
Elimine 10 Hábitos Ruins Eu queria ter tido acesso a um conteúdo sobre hábitos ruins…
As pessoas vão nos trair, nos ofender, nos abusar e por aí vai. Para você…
Deixe um comentário!