O que é tom? O que é semitom? Qual é a diferença entre tom e semitom? Esses são termos bem comuns para quem estuda teoria musical e vamos esclarecê-los agora.

Vídeo Aula

Tom e semitom

Imagine que você deseja fazer uma viagem da cidade de Curitiba para São Paulo. Certamente, antes de sair de casa seria interessante saber qual é a distância entre essas duas cidades. A distância provavelmente será medida em quilômetros. Essa é a unidade de medida que usamos.
Na música ocorre a mesma coisa. Imagine que a cidade de Curitiba representa a nota . A cidade de São Paulo representa a nota . Entre e também existe uma distância que é calculada em tons e semitons.
Se você tocar a nota dó e depois a nota ré no instrumento vai perceber que o som é diferente. Elas não são iguais. Isso ocorre porque elas estão em diferentes lugares no “mapa musical”, como as cidades estão situadas em lugares diferentes.
Basicamente, usamos os termos tom e semitom para “medir” ou identificar a distância entre as notas. Entendendo isso será muito mais fácil compreender os intervalos musicais.

O que é semitom

Um semitom é a menor distância que temos entre as notas em nossa música ocidental. Imagine um semitom como se fosse um quilômetro e essa fosse a menor medida utilizada para calcular as distâncias entre as cidades.
Se você for a um instrumento como o piano, por exemplo, verá que depois da nota existe uma nota chamada dó sustenido, que é a tecla preta logo ao lado. A distância entre dó e dó sustenido é um semitom (ou meio-tom). Um semitom seria então o menor intervalo que temos entre as notas. Observe:

dó > dó# – 1 semitom
mi > fá – 1 semitom
lá > lá# – 1 semitom

Assim, as 12 notas musicais que conhecemos estão distantes umas das outras por uma distância de um semitom. Veja:

dó – dó# – ré – ré# – mi – fá – fá# – sol – sol# – lá – lá# – si

Como já vimos, se eu for calcular a distância entre dó e dó#, seria um semitom. E se eu quisesse calcular a distância entre e ? Simples. São dois semitons.
Dois semitons constituem um tom. Veremos isso a seguir:

O que é tom

Basicamente, dois semitons é o mesmo que um tom. Ou seja, o termo tom se refere a soma entre dois semitons:

2 semitons = 1 tom
4 semitons = 2 tons
5 semitons = 2 tons e meio

Veja as 12 notas novamente:

dó – dó# – ré – ré# – mi – fá – fá# – sol – sol# – lá – lá# – si

Qual é a distância entre e ? Dois semitons ou um tom. Qual é a distância entre e sol? Dois tons e meio. Agora é só você usar a mesma lógica para saber a distância entre as notas.
Para aprender essa e outras matérias na prática assista esse vídeo que fala sobre o Método M30.
Bons estudos!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

VAMOS APRENDER TECLADO DE FORMA EMPOLGANTE?

Destrave o seu talento musical com este guia completo!

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo

Ramon Tessmann

Desde o início de sua trajetória, Ramon se mostrou inconformado com seu aprendizado musical. Começou sua carreira em 1991 e alcançou crescente notoriedade através de sua escola Aprenda Piano, que conta hoje com mais de 20 mil alunos em 17 países. Depois de longos anos, sua busca incessante originou um método de ensino musical de alto resultado que ele compartilha no treinamento Extraordinários.